terça-feira, 10 de novembro de 2009

Olhos tremendo



Todos nós consideramos esta situação algo normal, olhos tremendo, não há nada realmente para se preocupar, mas vale a pena saber o porque, o que chamamos de mioquimia acontece.

O que causa é a ansiedade, desgaste muscular crônico causado por esforços repetitivos, ou ainda, algumas moléstias neuromusculares ou metabólicas podem causar o problema.

“Na verdade, isso ocorre porque há uma contração involuntária do músculo da pálpebra, semelhante a uma câimbra em alguma outra parte do corpo”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion. As pálpebras, explica o médico, são as pregas de pele que recobrem os olhos. Elas são compostas por mais estruturas, além da pele: “ há as glândulas - que contribuem com componentes da lágrima que lubrificam os olhos -, os cílios - que auxiliam a proteger os olhos - e os músculos que, ao contraírem-se, promovem a abertura e o fechamento das pálpebras”.

Como aliviar?

O tremor involuntário quase sempre melhora com a redução do consumo de estimulantes - café, chá preto, chá mate, chocolate, coca-cola, guaraná- e com o aumento da ingestão de calmantes naturais - camomila, maracujá. “Se o problema for persistente, o oftalmologista deverá avaliar a possível existência de alterações que possam afetar o funcionamento muscular ou neurológico”, conta o médico.

Olhos tremendo? Vamos cuidar com a alimentação e também com o nosso psicológico, isso não vai fazer somente a "tremedeira" nos olhos parar, mas com certeza irá melhorar também o seu bem estar.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog. Achei as curiosidades muito interessantes.

    ResponderExcluir
  2. OS MEUS OLHOS TBM ESTÃO ASSIM,TODAVIA,MUDAREI MEUS HÁBITOS...GRATA

    ResponderExcluir