segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Soluço


Você, como sempre num dia normal de trabalho, esta em meio de uma conversa importante e no meio da sua fala surge um "hick" uma pressão que parece que empurra a região do seu estomago para dentro, o soluço, aquele que assim como aparece repentinamente, também desaparece repentinamente, mas oque é o soluço, quais são as causas dele, e oque podemos tentar fazer para que ele suma mais rápido do que normalmente?

Segundo o site do Dr. Drauzio Varella o soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote que é a abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões, simultâneo à contração do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax).



Pais e avós costumam dizer que o soluço é provocado quando comemos de mais, e apesar de que quase tudo oque eles falam quando se trata de conclusões sobre saúde ser apenas jargões este não é, comer em demasia pode sim causar o soluço pois pode irritar o diafragma,um exemplo é comer muita comida gordurosa em um curto espaço de tempo outra causa é comer muito rápido, porque você engole ar junto com a comida, e este mesmo ar precisa sair, e o soluço é o meio próprio para esta saída acontecer.

Oque podemos fazer para o soluço passar?

Manobras caseiras: como a maior parte dos ataques de soluço dura apenas alguns minutos, é grande o número de tratamentos caseiros indicados. Entre eles:

Prenda a respiração;

Engula uma porção de açúcar cristal (uma colher de chá), miolo de pão ou gelo moído;

Curve-se e beba água do fundo de um copo;

Chupe uma fatia de limão;

Respire repetidamente num saco de papel;

Faça gargarejos com água;

Puxe sua língua para provocar reações de vômito;

Coce o céu da boca com um cotonete de algodão;

Usando uma colher de chá, suspenda a úvula [campainha da garganta];

Erga os joelhos até o peito e incline-se.

Fonte: www.drauziovarella.com.br

A maioria dos casos de soluço tem duração breve; mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Embora raros, em alguns casos o soluço pode se tornar crônico e durar anos.

Podemos encarar de duas maneiras as diferentes situações que acontecem durante o nosso dia, nos irritando ou aprendendo com elas, por isso se o soluço vier busque uma solução e se possível, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário